Relato da reunião de reativação do COA – Clube de Observadores de Aves de Porto Alegre
A reunião de reativação do COA – Porto Alegre, ocorrida no dia 16 de maio de 2009 no Jardim Botânico de Porto Alegre, contou com a presença de 35 interessados, entre membros antigos, profissionais da área da Ornitologia e iniciantes na observação e contemplação de aves.
Inicialmente, Glayson Bencke deu as boas vindas a todos em nome da instituição anfitriã, o Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul. Em seguida, ouvimos uma palestra sobre o histórico do COA no Rio Grande do Sul e sobre alguns fatores que contribuíram para a sua desativação, proferida por Walter A. Voss. Depois, Diogenes Machado, que teve a iniciativa de reativar o COA, falou sobre como surgiu a ideia da reativação do clube e de como entrou em contato com os convidados. A seguir, Glayson Bencke falou sobre os potenciais do COA, Rosane Marques relatou um pouco de sua experiência com o clube e Jan K. F. Mähler Jr., além de compartilhar sua experiência como antigo membro do COA, falou sobre o Núcleo UFRGS de Observação de Aves. Seguiu-se uma rodada de apresentação entre todos os presentes.
Após essa primeira parte, foram discutidos tópicos importantes para a continuação e o bom andamento das atividades do COA–POA, com a sugestão de alguns encaminhamentos. Entre os assuntos discutidos estão os seguintes:
- A importância de o COA ser um clube aberto à comunidade e de serem promovidas palestras e cursos de introdução à observação de aves com certa regularidade;
- Em um primeiro momento, as atividades do COA irão priorizar a consolidação da observação de aves como prática prazerosa entre seus membros, principalmente através da exploração dos aspectos lúdicos e até terapêuticos da atividade, deixando-se outros objetivos para um segundo momento.
- A designação de uma coordenação provisória para o COA–POA, assim constituída:
Coordenador Executivo – Diogenes Machado
Coordenador Científico – Glayson A. Bencke
Secretária – Liliane Coelho
- Foi sugerido e aceito entre todos que a coordenação do COA não fique nas mãos de estudantes, mas sim de pessoas que possam dispor de mais tempo para a tarefa, inclusive no longo prazo.
- O Jardim Botânico foi aceito como local para as reuniões ordinárias do COA, por apresentar infra-estrutura adequada e ser bem localizado.
- As reuniões ordinárias do COA serão mensais, com pautas pré-definidas; as saídas a campo, a princípio, também serão mensais, pois considerou-se importante manter uma regularidade das atividades ao ar livre.
Após o encerramento da reunião, os membros que permaneceram no Jardim Botânico participaram de uma caminhada pelo Jardim Botânico, para observação de aves, que se prolongou até cerca de 14:00 h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário