segunda-feira, 6 de julho de 2009

Relato da Segunda Reunião

Nosso segundo encontro do Clube de Observadores de Aves de Porto Alegre ocorreu no dia 6/6/09 no Jardim Botânico.
Às 8h nos reunimos para a observação de aves. Conseguimos identificar beija-flor-dourado, fim-fim, arredio-oliváceo, pula-pula, sanhaço-cinzento, picapauzinho-verde-barrado, pula-pula-assobiador, quete, sabiá-laranjeira, bem-te-vi, joão-de-barro, risadinha e cambacica, entre outros.
Na reunião que se seguiu discutimos e elaboramos melhor algumas questões que haviam ficado pendentes na primeira reunião:
- Coordenação: Decidiu-se que será fixada uma pauta específica para a eleição da coordenação definitiva do COA em uma das reuniões futuras, divulgando-se antecipadamente entre os membros a realização da eleição. O assunto continuará a ser discutido pelos membros através de e-mail e outros meios. Quem tiver interesse pode se apresentar como candidato a assumir algum posto da coordenação, desde que cumpra os requisitos definidos na primeira reunião (não ser estudante e, preferencialmente, não ser profissional da área da Ornitologia, e ter disponibilidade de tempo para se dedicar ao cargo).
- Ave-símbolo: A discussão continuará através do grupo de e-mails, já que existem argumentos a favor e contra a manutenção da atual (pica-pau-de-cara-canela). Será definida uma data de eleição da ave-símbolo, quando adequado, pois se considerou que o COA precisa se consolidar melhor antes de se pensar em eleger uma nova ave-símbolo.
- Curso de introdução à observação de aves: Um curso de OA é necessário para que os iniciantes se sintam mais à vontade durante as atividades ao ar livre e possam tirar um maior proveito das mesmas. Para que possa ser dado um certificado, a atividade será realizada pelo COA-POA em parceria com o Museu de Ciências Naturais da FZB. Foi sugerido um mínimo de 40 horas, divididas em vários dias, vagas limitadas, e uma vaga gratuita para um membro da polícia ambiental. Serão contatados pela coordenação profissionais experientes em ministrar tais cursos e, a partir desse contato, poderão ser definidos melhor aspectos como duração, localização, custos, número de vagas, etc.
- Próximas saídas: Foram sugeridos o Lami, o Parque Braskem de Proteção Ambiental (Triunfo), uma Fazenda em Uruguaiana (Touro Passo), Lagoa do Bacupari (Palmares do Sul/Mostardas), Lagoa do Peixe, Parque Estadual de Itapeva (Torres), Taim, Itapuã e Lagoa do Morro de Forno (Dom Pedro, Morrinhos do Sul). Alguns desses locais são mais fáceis de serem visitados, enquanto outros demandariam um grande planejamento, por se tratarem de locais mais distantes ou que requerem autorizações mais específicas. Ficou combinado que o coordenador científico fará contato com o Parque Braskem, para avaliar a possibilidade de se fazer uma saída para lá no dia 8 de agosto próximo.
- Palestras: Faz parte do COA a promoção de palestras para seus participantes, a fim de ampliar seus conhecimentos acerca da avifauna. O primeiro convidado a palestrar será Carla Fontana, da PUCRS, sobre aves urbanas de Porto Alegre. A coordenação fará contato com a profissional, para avaliar a possibilidade de termos a palestra já na próxima reunião, agendada para 11 de julho.
- Comunicação: Para agilizar a comunicação entre os participantes foi criado um grupo de e-mails no googlegroups. Está sendo enviado a todos um convite de participação. O endereço do grupo é http://groups.google.com.br/group/coa-poa .
- Próximo encontro: 11/7 – Palestra (a confirmar) e introdução à Observação de Aves. Todos serão avisados se houver alguma alteração na pauta. Local: Jardim Botânico, 09:00 h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog